domingo, 2 de dezembro de 2007

Grandes Artérias da Cidade: Rua Sá da Bandeira

A Rua de Sá da Bandeira é uma das principais ruas da freguesia de Santo Ildefonso. A rua é denominada assim em homenagem a Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, figura proeminente das Guerras Liberais, mais propriamente do Cerco do Porto e que viria a ser um dos políticos portugueses mais importantes de sempre, tendo sido várias vezes primeiro-ministro e líder de dois partidos políticos, o Partido Histórico e o Partido Reformista (foi fundador deste partido). Esta praça está compreendida entre a rua 31 de Janeiro e a Rua Gonçalo Cristóvão, tendo 875 metros de extensão.



Decorações natalícias da Rua Sá da Bandeira

A rua de Sá da Bandeira foi aberta em 1836, nos antigos terrenos que pertenciam à abandonada cerca dos padres Congregados, que fugiram do Porto quando D. Pedro entrou na cidade à frente do Exército Libertador, exército liberal que batalhou na Guerra Civil de Portugal.

A intenção da Câmara Municipal, ao rasgar esta nova artéria, foi a de estabelecer uma ligação rápida e directa entre a Praça de D. Pedro (Praça da Liberdade) e a Rua do Bonjardim. As obras começaram em 1836 mas só em 1843 se começaram a construir casas. Em 1875 a Câmara Municipal deliberou arrasar a Viela da Neta e fazer o prolongamento da Rua de Sá da Bandeira para o Norte; um ano depois começou o rompimento da rua que iria prolongar o troço já existente até à Rua Formosa; mais tarde, em 1904 começaram as obras para continuidade da Rua de Sá da Bandeira até à Rua de Fernandes Tomás.