quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Casa da Música

A Casa da Música possui um área comercial para venda de discos, livros, partituras, vídeos e merchandising, situada no foyer principal da entrada do edifício junto às bilheteiras.
Na cobertura do edifício situa-se um restaurante com capacidade para 250 pessoas que incluirá bar, café-concerto e uma esplanada exterior virada para a Rotunda da Boavista. Para além deste restaurante, a Casa da Música dispõe ainda de vários bares de apoio aos auditórios, um bar para artistas e um café/bar localizado na praça envolvente do edifício.



A sala cibermúsica é um espaço público de divulgação e fruição de projectos multimédia no campo da música electrónica e das novas tecnologias. A Sala VIP é um espaço multifuncional essencialmente vocacionado para acções de apoio a promotores, patrocinadores e mecenas.

Revestido de azulejos portugueses, possui um conjunto de infra-estruturas de comunicação e transmissão de dados que permitem a realização de conferências de imprensa, recepções oficiais, etc. Estas áreas de lazer são complementadas por vários foyers espalhados ao longo do edifício que permitem também uma oferta variada de acções.


A arquitectura do edifício foi aclamada internacionalmente. Nicolai Ouroussoff, crítico de arquitectura do New York Times, classificou-o como “o projecto mais atraente que o arquitecto Rem Koolhaas já alguma vez construiu” e como “um edifício cujo ardor intelectual está combinado com a sua beleza sensual”. Compara-o também “ao exuberante projecto” do Museu Guggenheim Bilbao do arquitecto Frank Gehry em Bilbao, Espanha. “Olhando apenas o aspecto original do edifício, verifica-se que esta é uma das mais importantes salas de espectáculos construída nos últimos 100 anos”, comparando o à sala de espectáculos de Walt Disney, em Los Angeles, e no auditório da Berlim Philharmonic.