quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Grandes Artérias da Cidade: Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados, situada na freguesia de Sto. Ildefonso era chamada inicialmente de Praça da Liberdade (parte dela) e de Avenida das Nações Aliadas. Esta foi aberta em 1916, nos terrenos situados a norte da Praça da Liberdade.

Decorações natalícias da avenida

A avenida dos Aliados foi projectada de modo a ligar a Praça da Liberdade à Praça da Trindade; a proposta de construção da avenida foi lançada em 1914, no âmbito de um plano de reestruturação do centro da cidade do Porto; este projecto foi aprovado pela Câmara Municipal do Porto em 1915.

Do projecto inicial, a Avenida perdeu a Calçada Portuguesa e ganhou imensos prédios de valor arquitectónico individualizado, para além dos grandes espaços ajardinados, várias vezes modificados, por necessidades de circulação rodoviária. Neste ano de 2007, foi aqui levantada a maior árvore de Natal do mundo.

Avenida dos Aliados numa manhã de Domingo

Nesta Avenida existiam jardins onde podíamos encontrar várias peças ornamentais com uma fonte decorativa em mármore, dedicada aos jovens portuenses, uma escultura intitulada de “os Meninos”, e, no topo da Praça do Município, ladeada por pinheiros, a estátua de Almeida Garrett, inaugurada em 1954, para assinalar o centenário da morte do grande poeta portuense.

Por fim devemos falar sobre o edifício da Câmara Municipal do Porto que foi edificada no seu sítio actual num gesto de “vingança” às freiras da Ordem de S. Francisco. Este edifício foi projectado pelo Arquitecto Correia da Silva e começou a ser construído em 1920.

Em conclusão, esta avenida é o grande centro administrativo do Porto; para além disso é nesta rua que se situa um dos cafés mais edigmáticos do Porto: o café Guarani.